Páginas

sábado, 17 de abril de 2010

PROJETO INCLUSÃO GIGITAL 4ª SÉRIE "C"

PROJETO

INCLUSÃO DIGITAL PARA ALUNOS DA 4 SÉRIE “C”DA ESCOLA MUNICIPAL RIO BONITO DO IGUAÇU

Introdução
A sociedade atual tem tido sua estrutura e funcionamento alterada pelas tecnologias de informação e comunicação. Assim torna-se imprescindível pensar em uma inclusão digital termo que é utilizado ara designar os esforços de que crianças e adultos obtenham os conhecimentos básicos pra usar esses recursos. da tecnologia em sua realidade, seja no meio urbano quanto no campo.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Cabendo também a nós professores a função de interpretador do comportamento do educando, visto que poderemos encontrar alunos que já sabem mais manusear o computador do que nós, mas não têm nenhum direcionamento de como este instrumento pode auxiliá-lo no processo educativo. ( Fischer 2000, p. 39).

Público: 30 crianças da 4ª série do Ensino Fundamental
Perfil do grupo: crianças de nove a treze anos
Duração: O ano letivo de 2010
Objetivos:
O projeto tem como objetivo a inclusão de alunos da 4ª série “C” da escola Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, no laboratório de informática da escola fazendo uso da Internet para pesquisa e digitação de trabalhos. A fim de ajudar a desenvolver seus conhecimentos sobre o uso dos computadores e uso da Internet da escola.Entre eles:
*Ensinar como trabalhar com o computador corretamente;
* Quais os caminhos para acessar a Internet;
* Uso do www.google.com.br:
* Apresentação do programa Link;
* Digitação de textos ou conteúdos escolhidos;
* Como organizar textos digitados;
* Salvar textos em pastas exclusivas;
* Como imprimir trabalhos;
*Discussão final do que aprenderam e no que ajudou a vinda no laboratório.
Portais e ferramentas de Internet utilizadas
Google
Aonde
Cadê
Revista Nova Escola
EducaRede
Iguinho
Demais recursos utilizados na sala de informática:
Máquina fotográfica digital e softwares e sait sugeridos pela escola e do conhecimento do professor.
Conteúdos trabalhados: Ciências, História, Geografia. Português,Matemática,Artes e Jogos pedagógicos.
Metodologia
Antes
Inicialmente, percebi que diversos alunos tinham conhecimento de informática e que a maioria não possuía computador. Vários deles não sabiam sequer lidar com o mouse, outros não conheciam programas de computador.

Durante
Os alunos recebem todas as orientações, desde a digitação do texto até o uso das imagens coletadas na Internet.

Depois
Antes do término de cada aula, os alunos salvam as produções em disquete, para retomá-las na aula seguinte. Para muitos deles, esse foi o primeiro contato com a informática.

Cronograma do Projeto
As aulas serão desenvolvidas nas dependências da mesma escola, onde será utilizado o Laboratório de Informática nas quinta-feira, das 14:00 às 14:45 horas totalizando quatro horas aulas, com revezamento da turma, sendo de dez em dez ,devido ao numero de alunos.
Produto: O trabalho final será apresentado à comunidade, na “Amostra Cultural” da escola.. para pais, colegas e visitantes no evento.

Bibliografia:

Fischer - 2000, p. 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário